Benefícios para a saúde mental de um SPA

Benefícios para a saúde mental de um SPA

Não é segredo que quando nos sentimos bem, temos melhor aspeto. Ao longo do tempo, vimos que as saúdes mentais e fisiológicas estão intimamente ligadas. Mas como é que chegamos a este ponto de nos sentirmos bem? Um SPA pode ajudar a resolver esse problema!

Alívio dos sintomas físicos

Quer a sua dor seja muscular pós-treino ou artrite avançada, a dor física irá influenciar a sua energia mental. Enquanto o seu corpo se cura no calor do seu Spa, a sua mente será libertada dos pensamentos de ansiedade. Aproveite esta oportunidade para praticar o abandono de outros pensamentos para uma drenagem mental, tais como preocupações de trabalho ou responsabilidades de rotina, e concentre-se em satisfazer a solidão do seu oásis de quintal.

Equilíbrio entre as hormonas

Estudos demonstraram que a imersão em água quente resulta numa combinação de fluxo sanguíneo aumentado e respiração relaxada, o que por sua vez causa um aumento dos níveis de hormonas “felizes” como a serotonina e a dopamina e uma diminuição das hormonas “de stress” como o cortisol e a epinefrina. Este equilíbrio em hormonas pode ajudar a tratar os sintomas emocionais e físicos do stress, ansiedade e depressão.

Sono mais profundo

O calor da água quente do Spa eleva naturalmente a temperatura do seu corpo. Ao sair, a temperatura do seu corpo entrará num período de arrefecimento. Este processo imita o padrão das alterações da temperatura corporal antes e durante o sono, o que acaba por ajudar a conseguir um sono mais profundo. Um sono melhorado é uma das melhores armas que se pode ter para combater o stress numa base contínua.

Oportunidades de meditação

Se alguma vez desejou conseguir dominar a limpeza da sua mente e alcançar a serenidade perfeita, o seu Spa é o local perfeito para praticar meditação. Pode usar velas de aromaterapia (em fragrâncias calmantes de lavanda ou baunilha), e usar os sons calmantes da natureza para o ajudar a distrair dos pensamentos de stress. Pratique a respiração lenta e profunda enquanto se concentra na água quente que envolve o seu corpo e na música, se optar por usá-la. Comece com um objetivo de 4-5 minutos de foco consistente, e trabalhe lentamente até às sessões de 15 minutos. Eventualmente, será capaz de aproveitar a calma e a clareza e irá conseguir gerir melhor os seus momentos de stress diários.

Tente ficar no seu SPA durante 15-30 minutos diários para os obter os seguintes benefícios para a saúde mental:

Saunas

Saunas

Faça da sua casa o melhor lugar para toda a sua família passar o tempo, com sauna será o centro de convívio com os seus entes queridos. Há muitos mais beneficios da sauna para a saude ao utilizar este espaço regularmente.

Spas

Spas

Spa uma ótima maneira de melhorar a sua condição física e mental, aumentar a vitalidade, relaxar e evitar o stress. Spa uma excelente forma de passar tempo com a família e amigos e descontrair após um longo dia.

Natação

Natação

A utilização da água, do calor e da combinação de pressão  acompanha a nossa civilização desde sempre. Estes equipamentos além de valorizarem qualquer espaço, trazem benefícios reais para quem as utiliza.